Das plantações de chá para o bule: a visão de sir thomas lipton

Das Plantações De Chá Para O Bule: A Visão De Sir Thomas Lipton

Sabia que o tradicional “chá das 5” foi introduzido por uma personalidade portuguesa?

Contamos toda a história, aqui. 

Como tudo começou… 

O chá era uma bebida conhecida na China desde o longínquo ano de 2737 antes de Cristo. Diz a lenda que o imperador Shen-Nung quando caminhava pelo bosque, teve sede e imediato lhe prepararam água fervida. Foi então que “duas folhas e uma baga” da árvore do chá caíram na água quente, conferindo-lhe um extraordinário aroma e um delicioso sabor. Assim nasceu o chá!  

Os Descobrimentos

No oriente, o chá era visto como garantia de saúde e longevidade, capaz de manter uma pessoa alerta mesmo perante um esforço intelectual prolongado. Uma bebida com tamanhas propriedades não poderia ter ficado "escondida" somente no oriente, mas foi só em finais do século XV, no auge dos Descobrimentos, que o chá rumou a Ocidente, a bordo dos galeões portugueses. Valioso contributo para a sua popularização, foi dado por Catarina de Bragança, princesa de Portugal, aquando do seu casamento com o rei D. Carlos II de Inglaterra, em 1662. Grande apreciadora de chá, que começou por lhe ser prescrito pelo seu médico português, levou como presente de casamento uma arca de chá da China, servindo-o na corte aos seus aristocráticos amigos e instaurando o hábito do consumo diário de chá na alta sociedade.

Sir Thomas Lipton

Em 1890, o escocês Thomas Lipton começou a comprar propriedades de chá no Ceilão, atual Sri Lanka, e embalou e vendeu o primeiro chá Lipton. Mais tarde, abriu as primeiras lojas de chá em solo inglês e democratizou o seu consumo, até então exclusivo das elites. E assim nasce a marca Lipton!

Com a introdução do chá em saquinhos pré-empacotados, para melhor preservação do seu aroma, Sir Thomas Lipton revolucionou o mercado do chá.

Século XX

A marca refrescou o mundo do chá com o lançamento de Lipton Ice Tea nos EUA. Em 1999, Lipton inaugurou no Quénia, em Kericho, um inovador modelo de desenvolvimento sustentado para as suas plantações. Querendo proteger as excecionais características do clima e solos, Lipton comprometeu-se a desenvolver um completo sistema de aproveitamento dos recursos naturais e humanos. O resultado é uma notável aliança entre a qualidade de vida das pessoas que trabalham e habitam na região e a qualidade do chá que é produzido em ótimas condições. 

Atualidade

O século XXI tem vindo a ser um século de grandes inovações, entrando em grande com a linha Pyramid®. Consiste num revolucionário design para as saquetas de chá que permite a inclusão de pedaços maiores da folha de chá na saqueta. O resultado é um sabor mais intenso e apurado que delicia os sentidos. 

Um passado que nos enche de orgulho e nos motiva a continuar neste trilho de inovação que faz com que sejamos a marca que vende mais chá mundialmente. 

TOP