Criar uma cerimónia de Chá Chinês

Criar uma cerimónia de Chá Chinês

Está à procura de uma nova maneira de conviver com os seus amigos? Tente criar a sua própria cerimónia de chá Chinês.

Tradicionalmente, esta é uma cerimónia complexa. Porém, criámos um guia simples para explicar as regras. Siga os passos abaixo para criar algo especial para os seus amigos… 

O que precisa:

  • Bule pequeno;
  • Um bule maior;
  • Uma chaleira para ferver a água;
  • Chicaras sem pegas;
  • Uma pequena bandeja de madeira;
  • Uma colher de madeira ou de porcelana;
  • Proteções para chicaras de madeira ou bamboo;
  • A sua escolha de chá.

Escolha o seu chá

Para criar este momento de chá Chines, deve tradicionalmente utilizar-se chá verde de folha solta, oolong, ou chá preto. No entanto, não é necessário limitar-se a estes. O objetivo é divertir-se com os seus amigos utilizando o que tem. Se preferir, adicione ao pote dois chás Lipton à sua escolha!



Comece a cerimonia!

As instruções abaixo são uma versão simplificada da cerimónia tradicional. Dividimos em duas fases, sendo elas a preparação e servir o próprio chá.

Preparação do chá:




1. Ponha as suas saquetas de chá num bule pequeno;

2. Coloque as chávenas pequenas no tabuleiro;

3. Ferva água na chaleira e adicione-a ao bule maior;

4. Verta a água a partir do bule grande ao bule menor. Quaisquer derrames devem ser apanhados pelo tabuleiro, mas tenha cuidado com à água quente;

5. Mal o bule pequeno estiver cheio, verta imediatamente alguma água quente para as chávenas pequenas. Esta não é para beber: o objetivo é temperar as chávenas e aquece-las;

6. Agora, verta água quente para dentro das chaleiras novamente em cima do bule pequeno (novamente, tenha atenção à água quente para não se queimar). O objetivo é aquecer o bule pequeno; que está agora quase pronto para servir o seu chá;

Servir o chá

7. Primeiro, encha o bule pequeno com água quente, vertendo com alguma altura. Tenha cuidado para evitar derrames ou gotas quentes.

8. Verta chá nas chávenas pequenas. Coloque cada chávena numa proteção, e ofereça aos seus convidados. Os convidados devem utilizar as duas mãos ao pegar na proteção com a chávena, e segurar a chávena com os dedos da mão direita. Cada chávena terá 2-3 goles de chá.

9. Repita o processo dos pontos 7 e 8 detalhadamente para outra volta de chá: nesta altura, a infusão será mais forte. 

10. Faça uma ronda final de chá se tiver água suficiente no bule. A infusão estará agora no ponto mais forte.


Agradecer 

É importante dar graças pelo chá. É algo que vem da lenda de Qing Dynasty do Imperador Qian Long, que saiu disfarçado com os seus servos para o seu momento de chá. O imperador verteu chá a um dos seus servos que, em vez de se ajoelhar e curvar (o que revelaria a identidade do imperador), bateu em cima da mesa de modo a demostrar a sua gratidão.
Hoje, os convidados devem fazer o mesmo, utilizando dois ou três dedos batendo na mesa uma vez após serem servidos. Este ato mostra a gratidão para com o anfitrião.
Realizar uma cerimónia de chá Chinês é uma maneira fantástica de dar graças aos amigos e à família. Tente realizá-la de modo a oferecer um verdadeiro momento especial de chá às pessoas de quem gosta. 

TOP