Um guia para as 4 variedades de chá mais populares

Um guia para as 4 variedades de chá mais populares

Preto, verde, vermelho: o mundo do chá é um arco-íris de variedade. Com tantos sabores e aromas para oferecer, encontrará com certeza aquele que o irá fazer sorrir.
Se está à procura de um novo chá para experimentar, veja o nosso guia rápido e fácil com as cinco variedades mais populares.


1. Chá Preto


De todos os diferentes tipos de chá que existem, o chá preto é favorito em Portugal. Na verdade, os portugueses gostam tanto de chá preto, que este representa mais de metade de todo o chá consumido no país.

Muita coisa acontece até o chá preto chegar até si, desde a plantação onde é colhido até à sua chávena. As folhas são colhidas, deixadas a secar até 24 horas, esmagadas, trituradas, e deixadas em repouso a oxidar. Finalmente, as folhas são submetidas ao calor e o chá fica pronto para ser enviado.

Quando o chá chega à sua loja, há uma enorme variedade para experimentar: Lipton tem tudo, desde os clássicos como o Earl Grey aos chás de sabores como Frutos Silvestres, ou, Baunilha e Caramelo.


2. Chá Verde


Feito com um tipo de folha mais pequeno, o chá verde, sinónimo de Oriente é uma variedade que o Ocidente tem abraçado com amor. A sua preparação é muito diferente do chá preto, as folhas de chá usadas são mais jovens e não passam pelo mesmo processo de oxidação, deixando-os com uma cor e sabor mais leves.

Qual é o resultado? Um delicado e leve chá de cor verde que pode combinar com outros sabores ou ser apreciado sem juntar mais nada. O chá de canela adiciona uma nota de especiaria ao sabor, e há também um conjunto de combinações de frutas para experimentar, tais como Framboesa e Romã.


3. Chás de fruta e ervas


Chá de Ervas?! Estamos a fazer batota? Não… Tipicamente em Portugal, chamamos “chá” ao que afinal são infusões de outras plantas e frutas. De facto existe uma maravilhosa variedade destas infusões que deram origem a uma “cultura de chá” própria. Desde o “Chá” de cidreira até ao de Limão e Gengibre, há muitas mais alternativas disponíveis para seduzir qualquer paladar.


4. Iced tea


Quando o tempo fica um pouco mais quente e precisa de um refresco, não há nada melhor do que um chá gelado para se refrescar.
Tão simples de fazer quanto é agradável para beber, pode usar as normais saquetas de chá para preparar o chá gelado a partir do zero: basta preparar um chá quente, adicionar frutas e outros ingredientes à escolha e deixar arrefecer o frigorífico. De seguida retire as saquetas e está pronto a consumir.

O céu é o limite quando toca a experimentações com chá. Se tiver diferentes sabores de chá no seu armário significa que nunca vai ter falta de escolha ao preparar o próximo!



TOP