O segredo da chávena de chá perfeita

O segredo da chávena de chá perfeita

Uma chávena de chá perfeita pode aquecer o coração de qualquer amante desta bebida, mas pode também amargar a vida quando é mal preparada. Por isso Lipton juntou a sua expertise e criou este pequeno guia para que possa desfrutar da sua chávena de chá no auge da perfeição.

Este é o método aconselhado de preparação de uma chávena de chá, e não de uma infusão de ervas. Descubra aqui a diferença entre ambas.


1. Ferver a água

Despeje a quantidade necessária de água para a chaleira ou uma panela de alumínio, até chegar ao ponto de ebulição. Deixe a água ferver apenas uma vez, caso contrário irá perder oxigénio e ganhar um sabor “antigo”.

De forma a evitar o desperdício, pode sempre guardar a água que sobrou num recipiente e reutilizar para regar plantas, por exemplo.


2.  Pré-aqueça a chávena e/ou o bule

Para que o chá não perca calor quando for depositado na chávena, experimente passá-la por água quente antes de servir. O mesmo se aplica se estiver a utilizar um bule. 

Outro segredo é utilizar uma chávena de porcelana ou cerâmica, que retêm melhor o calor. Desta forma conseguirá manter a temperatura do seu chá mais estável e aproveitar o momento!


3. Coloque o chá na chávena 

Uma pirâmide/saqueta de chá ou uma pequena colher de chá avulso é a quantidade ideal para uma pessoa. Ainda assim, caso seja adepto de um sabor mais forte, pode sempre acrescentar mais chá! O importante é que seja feito à sua medida.


4. Acrescente água quente 

A temperatura da água recomendada para a infusão depende do tipo de chá. Os chás mais fermentados, como o preto, precisam de mais tempo do que um chá menos fermentado, como o branco.


Chá preto: a infusão deve ser feita assim que a água atingir o ponto de fervura (100 ºC). Tempo de infusão recomendado: entre 3 a 5 minutos.

Chá verde e branco: não é necessário a água chegar ao ponto de ebulição (70 – 90 ºC), caso contrário as folhas podem ficar queimadas e perder propriedades.  Caso deixe a água ferver, espere 1 minuto até começar a fazer a infusão do chá branco e 30 segundos para o chá verde. Tempo de infusão recomendado: 2 a 3 minutos.

Consideramos 200 ml de água para uma saqueta de chá a proporção ideal.


5. Desfrute da chávena de chá perfeita 

Caso prefira, pode adicionar açúcar, leite, limão ou mel ao chá. Evite misturar o leite com o limão, caso contrário irá talhar. Se pretender obter uma textura cremosa, experimente adicionar natas q.b. 


Sem a adição de açúcar, o chá é uma bebida natural que, consumido regularmente, contribui para a hidratação do seu corpo.  

Crie o seu momento Lipton a qualquer altura do dia. Ao acordar, no trabalho ou em casa. É fundamental que descubra por si a arte do chá para que possa desfrutar do presente no seu expoente.


TOP