Perguntas frequentes


Aqui pode encontrar algumas respostas às suas questões relacionadas com as novas cápsulas Lipton, e como adoramos falar de chá, não hesite em contactar-nos para o 808 500 996 e colocar qualquer questão adicional!


Como é que funciona a cápsula de chá na minha máquina?

Da mesma maneira que uma cápsula de café: a água é injetada pela base da cápsula a alta pressão, fazendo com que a extremidade plana da cápsula comece a curvar até romper, criando buracos por onde o chá, ou o café, saem.

No caso do café, a alta pressão cria geralmente uma camada de espuma, camada esta que não é desejada no chá, por isso a cápsula de chá é especialmente desenhada para evitar esta acumulação de pressão. Assim a infusão pode ser feita de uma forma semelhante às saquetas tradicionais, mas de forma mais rápida pela pressão a que a água é sujeita.


Preciso de manusear a minha máquina de maneira diferente do café para fazer o chá?

Existem algumas coisas que necessita de fazer diferente para desfrutar do seu chá Lipton na perfeição:

Para evitar que o seu chá saiba a café, é recomendado ligar a máquina sem nenhuma cápsula lá dentro e deixar a água escorrer durante 3 a 5 segundos até a água sair completamente limpa. Este tempo de lavagem pode variar entre máquinas, podendo ter que ligar a sua máquina durante mais ou menos do que o tempo previsto. 

Não se esqueça de retirar a película protetora!

A maioria das máquinas está programada para deitar cerca 70ml ou 120ml de café. Estas medidas são inferiores à quantidade de água usada numa chávena de chá típica, que são cerca de 200ml. Assim, recomendamos que dê uma vista de olhos nas instruções na sua máquina pois em todas as máquinas é possível calibrar a quantidade de água.

A máquina Dolce Gusto permite que o utilizador alterne entre diversos tipos de bebida sem ter de ser feita qualquer tipo de limpeza, não tendo esta alternância qualquer impacto no sabor das bebidas tiradas.
Além disso, o sistema Dolce Gusto permite que não seja necessário retirar a tampa da cápsula. Basta tirar a cápsula da caixa, colocá-la na máquina e… só falta clicar no botão!


E se eu me esquecer de remover a película protetora?

Se ainda não pôs a máquina a funcionar, pode retirar a cápsula e de seguida remover a película.

Caso já tenha ligado a máquina e a cápsula ainda tiver a película protetora, a máquina não deverá ser danificada de qualquer forma. O filtro pode ter sido danificado ou rasgado, pelo que se a água já tiver começado a escorrer, algum do conteúdo pode ter saído da cápsula. Nesse caso, comece por desligar a sua máquina da ficha, abra-a e se a cápsula não cair diretamente, remove-a com cuidado e limpe quaisquer resíduos que possam ter ficado. De seguida, volte a ligar a máquina sem a cápsula e deixe escorrer água até esta sair limpa e sem resíduos.


O que fazer se a cápsula estiver danificada (mal fechada, amolgada, perfurada, etc.)?

Se a cápsula estiver mal fechada ou sem a película protetora, perfurada no fundo ou amolgada antes de ter sido utilizada recomendamos que não seja utilizada. 

Se a película protetora estiver desalinhada a cápsula pode ser utilizada, desde que o filtro de papel esteja intacto.

Se o filtro de papel estiver estragado ou mal fechado recomendamos que não use a cápsula.


Porque é que existe um filtro de papel?

Este filtro previne a acumulação de pressão na cápsula, evitando a criação da camada de espuma que se vê no café. 

Impede o conteúdo da cápsula de sair.


Porque é que existe uma película protetora removível?

O filtro de papel que está por baixo é demasiado delicado, pelo que a película irá protege-lo de ser danificado. 

Preserva o aroma e sabor do chá durante a sua validade.


O que está dentro da cápsula?

A cápsula contém os mesmos ingredientes que se encontram em chás e infusões de saquetas. Dependendo da variedade, poderá encontrar chá preto, ervas como a camomila e a lúcia-lima, especiarias, fruta e aromas. Não são adicionados qualquer tipo de extratos de chá para melhorar o desempenho na sua máquina.

As cápsulas estão desenhadas para dar origem à mesma quantidade de chá que uma saqueta de chá normal (150 - 200ml). No entanto, se gostar do chá mais forte ou mais fraco, pode variar a quantidade de água da sua máquina.

Pode adicionar leite, açúcar, mel ou qualquer outra coisa que normalmente acrescenta à sua saqueta de chá. 


De onde vêm os ingredientes?

Os nossos ingredientes são obtidos de vários locais de todo o mundo. A sua origem pode variar, por forma a garantir o fornecimento e sabor consistentes dos ingredientes – como qualquer ingrediente natural, poderá existir variação devido a fatores como o clima. As origens mais comuns para os ingredientes principais são: 

Chá Preto – Quénia e Índia;
Camomila – Egipto, Europa de Leste, América do Sul;
Lúcia-Lima – Paraguai e Marrocos;
Menta – Egipto, Estados Unidos da América, Este e Sul da Europa.



Porque é que o meu chá não sai tão quente como quando utilizo uma chaleira?

A máquina Nespresso não aquece a água à mesma temperatura que a chaleira. Isto faz com que seja possível beber o seu chá assim que estiver pronto. Caso considere que a água sai demasiado fria, deverá ajustar a temperatura consoante o manual de instruções da sua máquina.


Onde devo guardar as minhas cápsulas? Posso guardar onde habitualmente guardo as minhas cápsulas de café?

As cápsulas devem ser guardadas num local fresco e com pouca luz. Podem ser guardadas onde costuma guardar as suas cápsulas de café, no entanto é recomendado evitar guardá-las ao pé de cápsulas de café com cheiros muito intensos.


Posso usar a cápsula numa máquina que não seja Nespresso?

Existem outras máquinas no mercado que funcionam com cápsulas Nespresso e/ou cápsulas compatíveis com Nespresso. As nossas cápsulas deverão ser compatíveis com todas as máquinas descritas em cima, no entanto esta possibilidade não foi testada.


Porque é que existe um filtro de plástico?

1. Este filtro previne a acumulação de pressão na cápsula, evitando a criação da camada de espuma que se vê no café.
2. Impede o conteúdo da cápsula de sair.


Os materiais podem ser reciclados?

A embalagem e a película são recicláveis. Em relação às cápsulas, por serem uma mistura de materiais, devem ser colocadas no lixo normal.  


A Lipton tem uma parceria com a Nescafé® Dolce Gusto®?

Não, a Unilever e a Nescafé® Dolce Gusto® não desenvolveram uma parceria para este lançamento. Simplesmente as nossas cápsulas são compatíveis com as máquinas Nescafé® Dolce Gusto®. 



TOP